Material

Olá!

Segue um material de estudo voltado para recreação ou melhor um conteúdo pedagógico explicando o termo da recreação, a história da recreação e etc. Inclusive este serve para ampliar cada vez o nosso conhecimento e que pode ser utilizado nas escolas, palestras e etc. Bom estudo!!!!!

O TERMO – RECREAÇÃO

O termo recreação é hoje passível de análise por muitas óticas diferentes. Para Uvinha
(2004), “A recreação pode significar muitas coisas para muitas pessoas. É uma palavra que é reconhecida, em uso comum, e ainda é raramente definida de forma clara. Para alguns, ela pode ser usada intercambiando com o conceito de “lazer”; para outros, ela comportamental”.
Aqui optaremos por distinguir a recreação de maneira bem específica, como uma manifestação cultural que se caracteriza por divertir e entreter o indivíduo que dela participa . É por essência uma prática lúdica onde a participação busca ser prazerosa e produzir no individuo ou na sociedade um movimento de mudança positiva, de renovação, um revigorar da mente ou do corpo ou ainda de ambos. Em seus estudos Silveira propõe que “uma vivência recreativa típica sugere ser conduzida ou promovida por um profissional especialista ou instituição recreativa, e pode ter objetivo puro de diversão e entretenimento, bastando-se em si mesma, assim como pode visar um ganho adicional, intelectual, social, emocional, terapêutico, físico, entre outros”.
A prática recreativa não é algo que possa ser pré-definida por um período do dia, por um tema ou por um local e não está relacionado a um fazer em específico. Está mais relacionado a uma motivação, ao que leva o indivíduo àquela prática ou vivência, assim como a abordagem lúdica e prazerosa no transcorrer destas. Na prática, o que para muitos pode ser trabalho, ou estudo, para outros ser recreação, por exemplo, para um músico profissional tocar um instrumento ou estudar partituras é trabalho. Este mesmo passar divertidas horas pescando e se recreando. Para um pescador profissional, por outro lado, pescar é trabalho sendo que talvez tocar um instrumento ou estudar uma partitura é que possa garatir-lhe boas horas de recreação.
Para melhor compreender a recreação talvez valha a pena entender melhor também os termos que, por afinidades, cercam esta área e se relacionam intensamente com ela.

HISTÓRIA DA RECREAÇÃO

Segundo Gomes e Elizalde, a principal abordagem remete, inevitavelmente, aos Estados Unidos. Para compreender a recreação como um fenômeno social/educativo é necessário retroceder ao final do século XIX, quando ocorreu uma ampla difusão do recreacionismo. Essa proposta propiciou a sistematização de conhecimentos e metodologias da intervenção para crianças, jovens e adultos. Esses conhecimentos fundamentam-se na sistemática da dirigida, que fomentou a criação de espaços próprios para a prática de atividades recreativas consideradas saudáveis, higiênicas, moralmente válidas, produtivas e vinculadas à ideologia do progresso.
Ressaltamos que os fundamentos aqui destacados indicam as raízes da recreação institucionalizada, e não a dos divertimentos e das experiências recreacionais que sempre integraram as culturas humanas. É importante esclarecer esse aspecto, porque muitas vezes se observa uma tendência a confundir a história das manifestações culturais lúdicas com a história das propostas de recreação, que foram sistematizadas e institucionalizadas nos Estados Unidos.
Baseando-se nos estudos de R.V Russell, Salazar Salas salienta que a recreação foi constituída nos Estados Unidos a partir de duas frentes que promoviam o para a população infantil e que foram crescendo e envolvendo os governos locais e nacional, assim como pessoas que formaram organizações, buscaram fundos e escreveram textos com o seguinte objetivo: Educar as pessoas a usar positivamente seu tempo livre. A filosofia dessa época era ajudar as pessoas mais necessitadas e sem educação. É por isso que a filosofia e a missão original da recreação estadunidense se centraram em oferecer atividades que enriquecessem e melhorassem a qualidade de vida das pessoas participantes.
Uma dessas frentes foi caracterizada pela criação de Hull Houses, que eram casas comunitárias encarregadas de oferecer diversos serviços sociais: aulas, informações relacionadas aos direitos civis e ao trabalho, serviços de enfermagem e atividades recreativas, baseadas do desenvolvimento de jogos para as crianças menores, esportes, clubes sociais para crianças e adolescentes, programas culturais para as pessoas adultas.

A autora ressalta que a primeira Hull House foi criada por Jane Addams e Ellen Starr, sendo a iniciativa desenvolvida em Chicago e tendo sido fundadas mais de 300 em outras cidades. Nessa Época, os Estados Unidos passavam por um intenso processo de industrialização e de urbanização, havendo poucas área livres para o desenvolvimento de atividades recreativas.
A outra frente que constitui as origens da recreação norte-americana está relacionada com a criação de playgrounds, que posteriormente serviram como modelo para os centros de recreação, praças de esportes e jardins de recreio difundidos por vários países latino-americanos.
Procurando contribuições nas experiências e nos conhecimentos produzidos na Europa, o primeiro playground dos Estados Unidos, criado no ano de 1885, foi inspirado nos parques infantis de Berlin, na Alemanha. Em 1925 já existiam 8.115 centros de recreação (nova denominação dada a esses espaços), sendo criados 635 apenas no ano de 1924, quando 80 cidades realizaram 123 acampamentos de verão para crianças e jovens. A grande repercussão do recreacionismo inaugurou um novo estilo de vida nos Estados Unidos, fomentando novas frentes de formação e de atuação profissional, estruturando assim as bases da recreação como um serviço a ser prestado. Com a ajuda de instituições como a Young Men’s Christian Association (YMCA) – Associação Cristã de Moços (ACM) na língua portuguesa, nas décadas do século XX o recreacionismo foi difundido rapidamente por diversos países, alcançando especialmente a América Latina.

NO BRASIL

Baseado em Gomes e Elizalde, no Brasil, os registros do brasileiro Frederico Gaelzer, feitos nas primeiras décadas do século XX, são uma das evidências dessa afirmação. Com o apoio da ACM de Porto Alegre/Brasil, Gaelzer passou um longo período nos Estados Unidos (1919-1925) se qualificando em educação física, esporte e recreação. No relatório escrito por Gaelzer, enviado aos diretores da ACM de sua cidade, com data de 16/09/1919, o autor destaca que os 800 participantes dos cursos ministrados pela YMCA, em Chicago, estavam reunidos pacificamente sob o mesmo ideal. Os participantes desses curós, segundo Gaelzer, eram de 25 nacionalidades diferentes, sendo todos possuidores da mesma moral pura e sãquerida para ACM.
Muitos desses 800 participantes deveriam ser latino-americanos, contribuindo de forma decisiva para a difusão da recreação por diversos países da América Latina. Obviamente, muitas práticas recreativas como os jogos e outras formas de diversão já existiam, mas nesse momento, foram sistematizadas como parte integrante de um conceito de recreação elaborado nos Estados Unidos.
É necessário esclarecer que, em suas origens norte-americanas, a recreação dirigida foi vista como uma estratégia educativa essencial para promover, sutilmente, o controle social. Nesse processo, foi amplamente difundida a idéia de que a recreação poderia preencher, racionalmente, o tempo vago ou ocioso com atividades consideradas úteis e saudáveis do ponto de vista físico, higiênico, moral e social. Com isto, a recreação foi considerada essencial para a formação de valores, hábitos e atitudes a serem consolidados, moralmente válidos e educativamente úteis para o progresso das sociedades modernas. Em um primeiro momento, o desenvolvimento de eventos, políticas, programas e projetos recreativos foi, e muitas vezes ainda continua sendo, direcionado principalmente aos grupos sociais em situação de risco ou de vulnerabilidade social, procurando a redução de conflitos sociais e da delinqüência, a manutenção da paz e da harmonia social, assim como a ocupação positiva e produtiva do tempo ocioso.
Além disso, muitos programas de recreação visavam preencher as horas vagas das crianças, jovens, adultos e idosos, colaborando com a constituição de corpos disciplinados, obedientes, aptos, produtivos e vigorosos. Nessa perspectiva a recreação, em muitas ocasiões, acaba sendo usada como estratégia para esquecer os problemas gerados pela lógica excludente que impera nas realidades latino-americanas. Por sua vez, as diversas acepções da palavra recreação são fundamentadas na área de pedagogia, psicologia e sobretudo, na educação física. Essa última área, ao lado do esporte, é a mais associada à recreação, tanto na vida cotidiana como nos estudos, cursos, propostas da formação sobre o tema, campo de atuação profissional no setor privado, nas organizações de terceiro setor e também no âmbito das políticas públicas de vários países latino-americanos.

RECREAÇÃO E LUDICIDADE

É importante entender que uma vivência recreativa sempre será lúdica. Entretanto um elemento lúdico nem sempre paz do universo da recreação. Vamos entender melhor esta relação: Lúdicom segundo Freinet (1998) pode ser apresentado como: um estado de bem-estar que á exacerbação de nossa necessidade de viver, de subir e de perdurar ao longo do tempo. Atinge a zona superior do nosso ser e só pode ser comparada à impressão que temos por uns instantes de participar de uma ordem superior cuja potência sobre-humana nos ilumina.
Deste modo o lúdico não está relacionado a uma vivência, dinâmica, experiência ou prática, mas a uma sensação, a um estado de espírito, a uma condição humana. Podemos ter por exemplo, uma parede lúdica, pelo simples fato desta parede transmitir a quem olha uma sensação agradável, divertida, sedutora. Podemos ter em um cardápio de um restaurante, pratos lúdicos, por sua apresentação colorida, criativa, estimulante. Podemos, dentro da mesma linha de raciocínio ter um carro lúdico, uma roupa lúdica, um livro lúdico, mesmo que este elementos não criem uma prática vivencial. Do mesmo modo podemos também ter jogos lúdicos, aulas lúdicas, palestras lúdicas, programas de TV lúdicos, uma gestão lúdica de uma empresa, etc… Deste modo o lúdico também faz parte do universo do lazer, do entretenimento, da decoração, da arquitetura, da educação, entre outros.
Ao mesmo tempo o lúdico traça um paralelo muito forte com a recreação uma vez que todo programa recreativo deve ser, obrigatoriamente, lúdico!

RECREAÇÃO E LAZER

A Recreação é comummente apresentada de maneira ligada à área de lazer quase como se o binômio “Recreação e Lazer” possuísse um significado único. Isto talvez ocorra por ambas às áreas possuírem características comuns como o componente lúdico, a busca da satisfação pessoal, a flexibilidade nas regras. Mas recreação e lazer não estão restritos um ao outro, embora muitas vezes encontrataremos vivências que pertencem às duas áreas.
Podemos apontar casos como a ação de ler um livro, degustar um bom vinho, visitar uma exposição de pinturas, de flores, ou de carros, ouvir música, ir a uma festa, conversar com os amigos frequentar redes sociais, entre muitas outras, que podem se caracterizar como atividades de lazer, sem que sejam, por definição, atividades recreativas.
Igualmente podemos encontrar uma gincana cultural ocorrendo em meio a uma aula escolar, um concurso de leitura, uma visita guiada a um museu, um “outdoor training” gerencial de uma empresa, entre outras, que podem se caracterizar como atividades recreativas, sem que sejam atividades de lazer.
O que diferenciam os estes exemplos daqueles, é que os primeiros ocorrem em horários descompromissados, tempos livres, disponíveis, onde não há tarefas obrigatórias por se fazer. São atividades do universo de escolhas do indivíduo, onde ele participa, sozinho ou em grupos, de atividades que escolheu por decisão própria e destituído de qualquer compromisso financeiro, profissional, social ou educacional. Já nestes exemplos recreativos, as atividades ocorrem dentro de um período que pode ser ou não compromissado. Gincanas escolares, treinamentos gerenciais ocorrem respectivamente em um horário determinado para a educação ou para o trabalho, por exemplo. Não são horários de lazer. Mas podem também ocorre vinculados ao lazer, de maneira voluntária e descompromissada. Neste caso o que diferencia o lazer da recreação é que esta deve ser planejada, ser conduzida ou proposta por um profissional, equipamento ou entidade recreativa, enquanto que aquela pode ocorrer espontaneamente. A recreação é um vivência intencional, existe um objetivo em sua prática, e este o objetivo deve ter sido elaborado por um profissional competente para tal. Este objetivo pode ser intelectual, emocional, social, assim como pode ser a diversão, o entretenimento por si só.
Silveira observa ainda em relação ao lazer a necessidade do levantar os aspectos do dito “lazer ilícito” que está relacionado á práticas ilegais sob ponto de vista da legislação de um determinado país. No Brasil, por exemplo, o uso de drogas, rachas de automóveis, rinhas de animais, prostituição, jogos de azar, entre outros, são práticas de lazer consideradas ilegais. Apesar de proibidas pela lei do país, são amplamente realizadas por indivíduos, individual ou coletivamente, em todo o território nacional. Estas práticas são voluntárias, ocorrem em um momento da vida não comprometido e visam o prazer do participante, o que caracterizam atividades típicas de lazer. Não entraremos aqui em uma discussão moral, ética, política ou legal. Gostariamos porém de apresentar que este caráter ilícito não permite a caracterização de tais práticas como recreativas, uma vez que condizem com a proposta de individual ou social, revigorar das forças, de revitalizar, que são característicos do trabalho recreativo. Igualmente se tornam incopatíveis com a necessidade de objetivos elaborados por um profissional, que também é essência do trabalho recreativo. Como pode um profissional idealizar, planejar e implementar uma proposta ilicita?!

RECREAÇÃO E ÓCIO

Já o vinculo do ócio com a recreação já se apresenta de maneira mais truncada. Embora o termo “ócio” possa apresentar significados diferentes em outros idiomas e países, no Brasil é geralmente relacionado ao não fazer nada, ao descanço, à contemplação, até mesmo à preguiça. Está intimamente ligada ao lazer e a opção pessoal pela não atividade, contando com um investimento de tempo em momentos mais intimistas.
Deste modo, é raro vermos profissionais planejando a recreação baseada predominantemente no ócio. Apesar disto, momentos de contemplação, reflexão, relaxamento e descanço fazem parte de muitos programas recreativos, contemplando o vínculo destas áreas de estudo.

RECREAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE

A recreação teve como um de seus berços a Educação Física e talvez por isto ela hoje ainda se encontre tão relacionada às atividades físicas e aos espor tes. Entretanto estas relações também não são umas de suas limitantes. Pelo contrário, tanto esportes, como o futebol, voleibol, baseball, etc, como grandes elementos que compõem a prática recreativa juntamente com a música, a dança, as artes em geral, a preservação ambiental, as bases terapêuticas, o convívio social, o relaxamento, contemplação, a linguagem, entre outros assuntos de grande importância para o contexto recreativo.
Disto, podemos dizer que também o esporte a atividade física fazem parte do universo da recreação, assim como a recreação muitas vezes faz parte do universo dos esportes e da prática física, sem, no entanto, se caracterizarem como áreas comuns (mas sim afins).

RECREAÇÃO, JOGO E BRINCADEIRA

Assim como o esporte e a atividade física, o jogo e a brincadeira representam parte importante do escopo da recreação, mas esta não se basta naqueles.
O jogo é estratégia importante para alguns momentos onde se visa o trabalho com regras, o desenvolvimento coletivo, o desempenho em equipe, o aprender a ganhar ou perder, entre outros conteúdos recreativos.
A brincadeira por sua vez se incorpora com constância na recreação, por seu contexto lúdico e divertido.
Entretanto existem jogos não recreativos, como as competições esportivas e os jogos de azar, por exemplo. Assim também existem brincadeiras que não são recreativas como a brincadeira de satirizar um amigo, as brincadeiras de “mau gosto” como “passar o pé” no colega de sala, colar um bilhete nas costas de um colega com frases negativas, entre outras.

A educação física e a recreação são duas atividades importantíssimas no desenvolvimento de uma criança em fase escolar. Mas infelizmente algumas escolas retiram essas atividades da grade escolar por pensarem que são ensinamentos dispensáveis.

Ao brincar na educação física e na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, interpretação de situações, curiosidade, motricidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo, aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, saber esperar, autonomia, atenção, cooperação. Tudo isso reconhecendo erros e a aprendendo a corrigi-los em competições sadias.

Aplicar essas atividades do ensino infantil até o ensino médio é uma obrigação da instituição garantida pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, no artigo 7º, que enfatiza o direito ao brincar: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito”.

Existe uma variedade enorme de jogos brincadeiras e atividades que abrangem o universo infantil que podem ser usadas nas escolas. Veja agora, cinco brincadeiras e jogos que desenvolvem a motricidade e outras habilidades nas crianças, lembrando que antes de qualquer exercício físico é extremamente importante fazer o alongamento.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/50585/a-importancia-da-recreacao-e-educacao-fisica-nas-escolas#ixzz42Ffl8Yiu

 

Referência Bibliográficas[editar]
• SCHWARTZ, Gisele Maria, Recreação e Lazer, Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2004.
• MARINHO, A. – A educação ao ar livre e o aprendizado sequencial: possibilidades de vivência na natureza, CONBRACE – Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 13, Caxambu (MG), Anais… Caxambu, 2003, CD-ROM
• MARINHO, A – Atividades recreativas e Ecoturismo: a natureza como parceiraa no brincar, (capítulo de (1))
• UVINHA, Ricardo Ricci, Atividades Recreativas e Turismo: Uma relação de qualidade, (capítulo 2 de (1))
• FREINET, Célestin. A educação do trabalho. 1ª ed. São Paulo-SP : Martins Fontes, 1998;
• SILVEIRA, Ronaldo Tedesco. O profissional da Recreação. Recreação Magazine, ISSN 2179-572x, disponível em , acesso em 10 jan 2012.
• CELEIRO. Recreação. disponível em acesso em 10 jan 2012.
• GOMES, C., ELIZALDE, R. Horizontes Latino-americanos do Lazer/Horizontes Latinoamericanos del ocio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. Disponível emhttp://grupootium.files.wordpress.com/2012/06/horizontes_latino_

 

Recreação para festas infantis, Recreação em festas e eventos, Animação Infantil na zona sul, animação infantil na zona oeste, animação infantil na zona norte, animação infantil zona sul, animação infantil zona norte, animação innfantil zona oeste, animação infantil zona leste, animação infantil leste, animação zona sul, animação zona norte, animação zona oeste, animação, Pintura Facial na zona sul, pintura facial na zona oeste, pintura facial na zona norte, pintura facial na zona leste, Esculturas em balões na zona sul, Esculturas em balões na zona oeste, Esculturas em balões Animação Infantil na zona sul, animação infantil na zona oeste, animação infantil na zona norte, animação infantil zona sul, animação infantil zona norte, animação innfantil zona oeste, animação infantil zona leste, animação infantil leste, animação zona sul, animação zona norte, animação zona oeste, animação, Pintura Facial na zona sul, pintura facial na zona oeste, pintura facial na zona norte, pintura facial na zona leste, Esculturas em balões na zona sul, Esculturas em balões na zona oeste, Esculturas em balões Animação infantil para festas, Animação infantil em domicílio, Animação infantil em parques, Animação infantil empresas corporativas, Animação infantil, Recreação em domicílio, Recreação infantil na zona sul, recreação na zona norte, recreação recreação infantil na zona norte, recreação infantil na zona oeste, Recreação infantil em domicilio, Recreação em residências, Recreação  infantil em parques, Animação infantil em eventos, RecreaçãoRecreação na zona sul, Recreação na zona norte, recreação na oeste, recreação na leste, recreação, Animação Infantil na zona sul, animação infantil na zona oeste, animação infantil na zona norte, animação infantil zona sul, animação infantil zona norte, animação innfantil zona oeste, animação infantil zona leste, animação infantil leste, animação zona sul, animação zona norte, animação zona oeste, animação, Pintura Facial na zona sul, pintura facial na zona oeste, pintura facial na zona norte, pintura facial na zona leste, Esculturas em balões na zona sul, Esculturas em balões na zona oeste, Esculturas em balões na zona leste esculturas em balões na norte, copa do mundo, campeonatos para crianças, animação infantil festa promoção, animação infantil festa preço, animação de festa e recreação, campeonatos de futebol, tatuagens temporárias, recreação para na zona sul Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, animação na zona oeste, animação na zona leste, promoção recreação infantil, recreação para festas infantis,  Animação infantil e recreação infantil na zona sul, oeste, norte, leste, brindes, prêmios, Animador(a) na zona sul, Animador(a) na zona oeste, Animador(a) na zona norte, Animador(a) na zona leste, Recreação para crianças, crianças, recreação em festas e eventos, recreação em festas, Monitor para aniversario na zona sul, monitor para aniversario na zona norte, monitor para aniversario oeste, recreação,  Recreação na zona sul, Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, animação na zona oeste, animação na zona leste, festa de aniversário, monitora de festa, monitor para festa infantil, eventos corporativos, casamentos, parque, escola,  promoção recreação infantil, recreação para na zona sul, Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, animação na zona oeste, animação na zona leste, promoção recreação infantil, recreação para Animação infantil e recreação infantil na zona sul, oeste, norte, leste,Animador(a) na zona sul, Animador(a) na zona oeste, Animador(a) na zona norte, Animador(a) na zona leste, Recreação para crianças, crianças, recreação em festas e eventos, recreação em festas,Monitor para aniversario na zona sul, monitor para aniversario na zona norte, animação infantil,  monitor para aniversario oeste, Recreação na zona sul, Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, musicas recreativas,  animação na zona oeste, animação na zona leste, promoção recreação infantil, recreação para Recreação na zona sul, Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, animação na zona oeste, animação na zona leste, promoção recreação infantil, recreação para empresas, recreação infantil em eventos corporativos, Animação Infantil, Esculturas em Balões, recreação para festas. Recreação para crianças, crianças, recreação em festas e eventos, recreação em festas, monitor de festa, brincadeiras e gincanas, gincanas, diversão, pintura, bexigas, festas, parabéns, meninos, meninas, musica, dj, dança, cadeira, Recreação na zona sul, Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, animação na zona oeste, animação na zona leste, promoção recreação infantil, recreação para empresas, recreação infantil em eventos corporativos, Animação Infantil, Esculturas em Balões, recreação para festas. Recreação para crianças, crianças, recreação em festas e eventos, recreação em festas, Monitor para aniversario na zona sul, monitor para aniversario na zona norte, monitor para aniversario oeste, Recreação na zona sul, Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, animação na zona oeste, animação na zona leste, promoção recreação infantil, recreação para empresas, recreação infantil em eventos corporativos, Animação Infantil, Esculturas em Balões, recreação para festas. Recreação para crianças, crianças, recreação em festas e eventos, recreação em festas, eventos, animação em festas, animação em festa, animação em festas, animação em festas e eventos, animação infantil para crianças, pintura facial, mega promoção, super promoção, escultura em balão, Animador em domicilio, Monitor para festas, recreação e pintura, tio picolé recreação, infantil recreação infantil em moema, ibirapuera, grajaú, morumbi, chácara sto. antonio, campo belo, bela vista, jabaquara, sto. amaro, vila andrade, vila mariana, sta. cruz, jd. clementino, berrini, taboão, campo limpo, consolação, paraíso, penha, tatuapé, vila prudente, mooca, ipiranga, santana, morumbi, ibirapuera, casa verde, casa verde, tucuruvi, vila guilherme, vila maria, brooklin, itaim bibi, jabaquara, moema, santo amaro, vila mariana, vila olímpia, aclimação, bela vista, higienópolis, pacaembu, belém, vila carrão, jardim anália franco, cidade jardim, lapa, perdizes, pompéia, vila madalena, zona norte, zona sul, centro, zona leste, zona oeste,  são paulo.aclimação, liberdade, pinheiros, cidade universitária etc, interlagos, grajaú, Festa de aniversário, recreação em condomínio, eventos e festas, recreação em residencial, recreação em domicilio, parques, escolas, sinagogas, empresas etc, tatuagens temporárias, brindes, Recreação na zona sul, Recreação na zona leste, Recreação na zona norte, Recreação na zona oeste, Animação infantil na zona sul, animação infantil na zona norte, animação na zona oeste, animação na zona leste, promoção recreação infantil, recreação para empresas, recreação infantil em eventos corporativos, Animação Infantil, Esculturas em Balões, recreação para festas. Recreação para crianças, crianças, recreação em festas e eventos, recreação em festas, eventos, animação em festas, animação em festa, animação em festas, animação em festas e eventos, animação infantil para crianças, pintura facial, domicilio, parques, festas, animação na zona sul, pintura facial,  animação infantil na zona leste, recreação na zona oeste, recreação na zona norte, animação festa infantil, animação festa criança, recreação em aniversario, animador para festa, monitor para festa , recreador em São Paulo, recreação, recreação, Recreação, recreação infantil, promoção recreação infantil, Recreação com Pintura Artística, Recreação (Jabaquara), Animação Infantil(Alto da Lapa), Monitor p/ festa infantil, Monitor em festas infantil (Residência), Tio Picolé (Recreação), animação e recreação, animação infantil em eventos sociais e corporativos, Animação na zona sul e norte, Animação Infantil Domicílio (Zona Sul) Recreação em Domicílio SP, Animação de festas e eventos em geral   Recreação Infantil, pintura facial e modelagem com balões, Animação de Festas no Horto do Ipê, Pça da Arvoré,Saúde, Morumbi, Animação Infantil, Esculturas em Balões, Mega Promoção Animação Infantil , Promoção Animação Infantil, festa de aniversário, festa de casamento, festas e eventos, animação picolé, recreação festa infantil, recreação festas infantis, animação festas infant